Reabilitação Oral

Reabilitação Oral

Reabilitação Oral - Áquila Saúde

Restauração parcial ou total dos dentes, seja por razões estéticas ou também de saúde. A reabilitação oral abrange diversos tratamentos e várias áreas da odontologia.

Existem inúmeros problemas bucais que fazem com que crianças, jovens e adultos busquem um consultório odontológico para recuperar sua saúde bucal. Dentre os principais, destacam-se a gengivite, problemas na mastigação e periodontite.

Consultar-se periodicamente com um odontologista é essencial para garantir que a saúde bucal está em dia. Qualquer mudança na coloração da gengiva ou dentes, bem como qualquer desconforto na região bucal, pode indicar a presença de uma doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de que esse problema seja solucionado sem mais prejuízos para a saúde em geral.

Antes de iniciar a reabilitação oral do paciente, o odontologista fará uma análise minuciosa de toda a estrutura bucal. Assim é possível identificar os dentes que precisam passar por alguma restauração, se existem problemas na gengiva, dentes tortos ou desalinhados, coloração inadequada dos dentes, como a presença de manchas amareladas ou pretas.

Nessa análise também é verificada a necessidade de utilização de aparelho dentário – tratamento ortodôntico – para o reposicionamento da dentição.

Para a reabilitação oral total, o odontologista pode identificar também a necessidade de realizar um ou mais implantes dentários. Esse procedimento depende da inserção de pinos de titânio no osso para fixar um dente artificial.

O especialista só realizará esse procedimento se a base óssea possuir a densidade adequada para receber os pinos de titânio. Isso porque os pinos dependem dessa sustentação para que o procedimento de implante seja efetivo.

Através da osseointegração, o pino de titânio é fixado naturalmente pelo osso, garantindo que o implante fique adequadamente posicionado, sem riscos de mobilidade.

Como funciona a reabilitação oral?

Diversas doenças podem ser detectadas através da avaliação minuciosa do odontologista e dentre as mais comuns estão a gengivite, periodontite, cáries, apinhamento e tártaro.

Gengivite e periodontite

A gengivite é uma doença comum desencadeada na gengiva principalmente pelo acúmulo de bactérias. Os sintomas mais comuns são sangramento durante a escovação dentária e gengivas doloridas. A reabilitação é realizada no consultório odontológico através de limpeza e raspagem que diminuirão o processo inflamatório.

Cáries

A cárie pode atingir os dentes em qualquer fase da vida, e é causada principalmente pela falta de uma higienização bucal adequada e acumulo de açúcar nos dentes. A falta de tratamento desencadeia problemas endodônticos mais graves, por isso é essencial realizar o tratamento contra cáries assim que elas forem identificadas. Apenas o odontologista pode realizar esse tratamento, que consiste em uma restauração nos casos iniciais ou também no próprio tratamento de canal quando a cárie já atingiu a raiz dos dentes.

Apinhamento

O apinhamento dos dentes consiste no desalinhamento dos dentes, que podem chegar a ficar encavalados, prejudicando as funções bucais, como a mastigação e a própria dicção. Além disso, essa condição da dentição pode também incomodar o paciente esteticamente. A reabilitação para esses quadros é realizada com um ortodontista que irá recomendar a utilização de um tratamento ortodôntico específico para cada caso. O tempo de tratamento também varia de acordo com a necessidade de cada um.

Tártaro

A presença de tártaro nos dentes é uma das reclamações mais comuns no consultório odontológico e esse problema é normalmente causado pelo acúmulo de placa bacteriana, que se solidifica. Essa placa sólida é retirada no consultório odontológico através de procedimentos de limpeza específicos, com equipamentos adequados para a realização desse procedimento.


Se interessou? Agende já sua avaliação clicando no botão abaixo!

Agendar avaliação