Endodontia

Endodontia

Endodontia - Áquila Saúde

Especialização que é responsável por cuidar da “polpa” do dente, diagnosticando e combatendo problemas relacionados a essa região. Em muitos casos um dente lesionado pode ser salvo apenas com o tratamento endodôntico especializado.

Tratamento de endodontia evita a necrose da polpa dental

As principais causas das inflamações e infecções na polpa do dente são as cáries e os traumas, como quebrar parte do dente ou deslocá-lo. Os sinais de que a polpa do dente não está sadia são bastante claros e vêm acompanhados de dor no local infeccionado, além de escurecimento do dente e inchaço na boca. A dor é decorrente do aumento de pressão dentro do dente, devido a presença de um processo inflamatório.

Isso significa que a corrosão das camadas externas dos dentes possibilita que as bactérias presentes normalmente na boca alcancem as terminações nervosas e vasos sanguíneos da polpa do dente. Essa região corresponde ao, popularmente conhecido “canal”, local em que está estabelecida a parte “viva” do dente, protegida pela estrutura de esmalte e dentina

A demora para iniciar o tratamento endodôntico é o principal motivo de agravamento desses quadros. Uma das principais consequência é a necrose da região.

O primeiro passo de um dentista ao receber um paciente que precisa passar por um tratamento de endodontia (ou tratamento de canal) é abrir o dente inflamado para aliviar a dor, eliminando as bactérias e, por vezes, a própria polpa do dente infeccionada. Durante o tratamento é utilizado um microscópio, que garante na maioria dos casos o tratamento em uma única sessão. É fundamental que a obturação definitiva seja realizada em uma região completamente limpa, evitando a recorrência do problema.


Se interessou? Agende já sua avaliação clicando no botão abaixo!

Agendar avaliação