
Área da odontologia responsável por cuidar dos implantes dentários. O implante dentário é uma raiz artificial do dente que é inserida no maxilar (na maxila ou na mandíbula). Muitas vezes essa raiz artificial pode ser composta por titânio ou liga de titânio.
Confira algumas informações importantes sobre implantes dentários:
1 – Existem alguns tipos de implantes dentários bastante distintos entre si e quem irá verificar qual é o modelo adequado para o seu caso é o próprio odontologista especialista. Os tipos de implantes dentários podem ser:
Convencionais: Possuem um formato de aplicação e estrutura padrão, atendendo à maioria dos casos.
Implantes dentários curtos: Indicados para pacientes que não possuem uma quantidade de ossos adequada para receber um implante dentário convencional. Normalmente, esse procedimento é realizado em pacientes que não querem passar pelo procedimento de enxerto ósseo.
2 – Todas as pessoas podem ter um implante dentário?
Mesmo quem possui adversidades na estrutura óssea pode receber um implante dentário após a reparação ou reconstituição da região que receberá o pino de titânio em que o implante se fixa. Um enxerto ósseo normalmente soluciona os casos em que o paciente não apresenta a quantidade óssea adequada para receber um implante convencional.
É necessário que o paciente esteja em bom estado de saúde completa e, principalmente, com a saúde bucal em dia para garantir o sucesso do implante. Problemas cardíacos de alto risco podem impossibilitar a realização do procedimento cirúrgico necessário o implante dentário.
O odontologista só irá autorizar que o paciente coloque um implante dentário caso apresente as condições adequadas para isso.