Ortodontia

Ortodontia

Ortodontia - Áquila Saúde

Área que corrige a maloclusão, ou seja, dentes e mandíbulas posicionados incorretamente. Dentes tortos e que não se encaixam corretamente não são apenas um problema estético, também são mais difíceis de manterem limpos, aumentando o risco de doenças como cáries e gengivite. Além disso, causam ainda um estresse desnecessário aos músculos faciais, que podem levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e pescoço, dor no ombro e nas costas.

O que é a ortodontia?

A ortodontia é a área responsável pela correção do posicionamento dos dentes na arcada dentária, garantindo um sorriso mais bonito e saudável. Somente um profissional ortodontista pode identificar, através de exames específicos, como a radiografia panorâmica, a necessidade de utilização do aparelho. Isso porque não basta apenas analisar esteticamente os dentes, se são tortos ou apinhados, mas sim toda a estrutura bucal para a realização do tratamento adequado.

Como é o tratamento com aparelho fixo?

O aparelho fixo é formado por braquetes que são colados aos dentes, ou seja, não podem ser retirados da boca em nenhum momento. Os braquetes podem ser feitos de diversos materiais como porcelana, metal, resina, dentre outros.

O arco metálico é colocado entre os braquetes, exercendo força para que o alinhamento dos dentes seja realizado aos poucos. O tempo necessário de permanência desse tipo de aparelho varia de acordo com o tratamento de cada paciente.

Porque é necessário realizar o tratamento com o aparelho fixo?

Mais do que um alinhamento estético, o aparelho ortodôntico fixo contribui para o restabelecimento completo da saúde bucal. Com os dentes posicionados adequadamente na arcada dentária, a própria escovação torna-se mais assertiva, evitando o acúmulo de bactérias e consequentemente as doenças que podem se desenvolver tanto nos dentes quanto na gengiva.


Se interessou? Agende já sua avaliação clicando no botão abaixo!

Agendar avaliação